Aplicativo para gestão em aquicultura

app-development

Projeto procura desenvolvedores de aplicativo para gestão em aquicultura

Primeiro lugar contará com consultorias técnicas especializadas

Hackathon Aquitech é uma maratona de programação que reúne universitários, programadores, empreendedores de startups e desenvolvedores profissionais no Sebrae de Teresina (PI), nos próximos dias 27 e 28 de outubro.

A primeira edição promoverá, com orientação técnica da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO), seminários com informações gerais sobre aquicultura.

Os participantes terão o desafio de desenvolver um aplicativo de gestão de negócio para criadores de animais aquáticos.

Segundo o chefe-geral Interino da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Aires de Freitas, o produtor carece de instrumentos de gestão que o auxiliem na tomada de decisão nos empreendimentos aquícolas.

“A ideia de se trabalhar com a criação de startups foi aproveitando o Marco Legal de Ciência e Tecnologia, que visa aproximar o ambiente de pesquisa ao do empreendedorismo”, salienta.

Nessa primeira edição, serão selecionadas até 15 equipes, com três a cinco participantes. Ao longo da semana de 19 a 25 de outubro, serão realizadas webconferências com especialistas da Embrapa para apresentar aos concorrentes informações sobre o segmento econômico da aquicultura, com foco em gestão.

Também nesse período será disponibilizada às equipes participantes uma série de conteúdos técnicos e de gestão, para que possam dar início ao desenvolvimento do aplicativo. Cada equipe contará com a mentoria individualizada de um especialista nesse segmento produtivo.

Os atendimentos acontecerão à distância, via Skype, e-mail e outras ferramentas, em horários a serem combinados entre a equipe e seu mentor.

Nos dias 27 e 28 de outubro, acontece a etapa presencial. Ao longo de dois dias, as equipes terão a oportunidade de interagir com diversos especialistas no segmento e em gestão. O objetivo é buscar soluções inovadoras, para que se possam fazer ajustes finos antes da apresentação à banca. A ideia mais bem construída e pontuada, de acordo com os juízes, será a vencedora.

Aquaculture
Estudo do Sebrae constatou que pequenos produtores estão mais atentos e interessados sobre as tecnologias (Foto: reprodução)

A proposta classificada em 1º lugar receberá como premiação, consultorias técnicas especializadas para o aprimoramento do aplicativo e desenvolvimento do negócio, a partir de novembro de 2017. Essa etapa terá a duração de seis meses, tendo como produto final o aplicativo pronto para uso.

Além disso, as três equipes melhor colocadas participarão (com até dois integrantes) da Campus Party SP e de meet up com potenciais investidores.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro por meio do site do Sebrae.

“A proposta é que o aplicativo que será desenvolvido possa permitir aos empreendedores da aquicultura uma melhor administração dos custos de produção, com foco na sustentabilidade e no aumento da produção, passando por diferentes etapas do manejo e da comercialização”, comenta a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Meneses.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe feed&food.